Desde a primeira Revolução Industrial a manutenção vem adquirindo importância estratégica nas empresas, devido a necessidade de garantir confiabilidade e segurança dos ativos, mas foi somente a partir da terceira Revolução Industrial que ela passou a contar com uma metodologia específica para elevar e garantir a confiabilidade e segurança dos processos, foi quando surgiu a Manutenção Centrada e Confibilidade (MCC), também conhecida como Reliability Centered Maintenance (RCM) impulsionada pelo aumento da complexibilidade das aeronaves e da quantidade de passageiros que elas passaram a transportar no iníco da década de sessenta (60).
A primeira aplicação da metodologia RCM ocorreu em aeronaves modelo 747 da Boeing e devido ao sucesso no aumento da confiabildiade e segurança das aeronaves, consagrou-se a partir de mil novecentos e setenta e oito (1978) como uma das melhores práticas de mercado na elaboração de estratégias para manutenção.
Dentre as principais ferramentas de confiabilidade, destacam-se as seguintes:
Failure Mode, Effects an Criticality Analysis (FEMECA) | Análise de Modo, Efeito e Criticidade da Falha (AMECF) |
Failure Mode and Effects Analysis (FEMEA) | Análise de Modo e Efeito da Falha (AMEF) |
Root Cause Failure Analysis (RCFA) | Análise da Causa Raiz da Falha (ACRF) |
Fault Tree Analysis (FTA) | Análise da Árvore da Falha (AAF) |
Reliability Block Diagram (RBD) | Análise do Diagrama de Blocos (ADB) |
Análise Estatística da Falha (WEIBULL) | Análise Estatística da Falha (WEIBULL) |
Dada a importância do assunto para estudantes e profissionais que atuam com manutenção, segue abaixo uma relação com três livros sobre Confiabilidade recomendados para todo Gestor de Manutenção e até mesmo para planejadores, programadores e analistas que são os profissionais responsáveis por implantar e manter a metodologia nas empresas:
1 - Manutenção Centrada em Confiabilidade - Manual Prático de Implementação - Iony P. de Siqueira
O autor apresenta um passo-a-passo de como implementar técnicas de manutenção centrada na confiabilidade. O livro, escrito em uma linguagem clara, mas sem esquecer da matemática e das técnicas de probabilidade, apresenta ao leitor como as técnicas de MCC (manutenção centrada na confiabilidade) estão se tornando uma ferramenta de grande valor no setor industrial brasileiro.
2 - Confiabilidade e Manutenção Industrial - Flávio S. Fogliato e Jorge Luis D. Ribeiro
O presente livro trata da Engenharia de Confiabilidade que tem como objetivo adequar a produção da indústria aos padrões dos mercados e a normas de qualidade, fornecendo o referencial teórico para esse processo de melhoria. O diferencial de Confiabilidade e manutenção industrial é tratar a confiabilidade do ponto de vista quantitativo, baseado na modelagem estatística de dados, e não qualitativo como os outros livros sobre o tema.
3 - Dicionario de Termos de Manutencao, Confiabilidade e Qualidade - Gil Branco Filho
Esta terceira edição é uma evolução natural, ocorrida ao longo de oito anos, da edição de 1996 (revisada em 2000). Foram incorporados diversos termos e siglas que fazem parte do uso corrente, enquanto mantiveram-se algumas palavras tradicionais ou menos usadas.