A missão da igus é desenvolver constantemente novidades e inovações para aplicações que realizam movimentação e necessitam de componentes de alta resistência e baixo desgaste. A empresa tem a promessa de economizar custos e aumentar ainda mais a qualidade de máquinas e sistemas ao mesmo tempo, por isso utiliza o lema, "Aumentar a tecnologia. Reduzir os custos".
Com a chegada da indústria 4.0 diversas empresas têm buscado soluções para melhorar suas estratégias de manutenção que visem melhorar o desempenho e disponibilidade das máquinas e sistemas que operam nas linhas de produção e que podem aumentar a rentabilidade do negócio. Pensando em cada vez mais atender a necessidade de seus clientes há alguns anos a igus atua com uma linha chamada smart plastics (plásticos inteligentes).
Os plásticos inteligentes são uma alternativa excelente para todos os setores industriais onde falhas operacionais podem custar caro para a operação e impactar gravemente linhas de produção, onde o desgaste de componentes pode ser algo crítico, possibilitando que as empresas consigam monitorar constantemente suas operações e saber exatamente o momento em que um componente precisa ser substituído. Todos os setores industriais que adotam a manutenção preventiva como uma estratégia para maximizar a produtividade e reduzir custos podem ser beneficiados com os plásticos inteligentes da igus.
A forma mais simples de obter tecnologia inteligente de sistemas de esteiras porta cabos ou de buchas autolubrificantes, é o monitoramento de condição, que permite uma integração simples com máxima segurança. Interligar inteiramente as máquinas da sua fábrica com a Internet das coisas (IoT) de modo a ser compatível com a Indústria 4.0 e otimizar aspectos como a manutenção preditiva!
Nesse breve artigo, gostaríamos de apresentar a vocês os chamados smart plastics da igus, termo utilizado para designar componentes como sistemas de esteiras porta cabos, cabos chainflex® e buchas de plástico, equipados com sensores e conectividade, onde o objetivo é fazer soluções de automação complexas compatíveis com a Indústria 4.0.
Os plásticos inteligentes igus® são divididos em duas categorias principais.
Em primeiro lugar, produtos que se concentram no monitoramento de condições, que monitoram o status de uma máquina, e em segundo lugar, a igus® oferece uma variedade de conceitos online e offline que funcionam para prever manutenção potencial e futura, e também comunicar recomendações através da IoT ou sua rede local.
Frequentemente, essas tecnologias envolvem conceitos de software e hardware muito complexos e geralmente caros que precisam ser conectados em rede, enquanto também transferem dados para a “nuvem”. Isso permite que consultores e estrategistas ofereçam análises aprofundadas e desenvolvam estudos de caso que podem ajudar a otimizar o gerenciamento e as estratégias do fornecimento de energia. Em relação à manutenção, novos sensores "inteligentes" são usados para registrar os dados da máquina e o status da condição de uma máquina, que podem então ser usados para fornecer informações de "manutenção preditiva" e antecipação de falhas.
A manutenção preditiva utiliza de sensores nas esteiras porta cabos ou nas buchas autolubrificantes que os transformam em produtos que podem ser entregues a partir do estoque em produtos inteligentes.
Esta atualização cria a capacidade de determinar a vida útil máxima do seu produto igus®, e o sistema também indica o momento perfeito para fazer a manutenção. Algoritmos que adaptam a vida útil e o tempo de serviço ao uso do seu equipamento!
Os plásticos inteligentes, são usados para monitoramento de condição, onde os componentes relatam imediatamente qualquer estado operacional inesperado, e no caso de ocorrerem condições operacionais atípicas ou falhas inesperadas, desligam ou acionam um alarme para minimizar os efeitos negativos e danos.
E graças aos extensos resultados de teste produzidos no próprio laboratório de testes da igus, é possível prever com segurança a vida útil de qualquer produto igus®, que é então documentada com uma garantia de 36 meses. No entanto, para planejar de forma proativa a próxima manutenção com mais eficácia ou reconhecer possíveis falhas em um estágio inicial, só fazia sentido permitir que esses produtos e nossas esteiras porta cabos e-chain® “falassem” e se tornassem “inteligentes”.
A manutenção preditiva e o monitoramento de condições fazem parte da realidade da Indústria 4.0. Com as esteiras porta cabos e-chain®, cabos elétricos chainflex® e buchas autolubrificantes inteligentes, a igus busca como objetivo: melhorar a segurança e eficiência da máquina, juntamente com a redução de custos.
Confira abaixo dois exemplos de produtos inteligentes da linha smart plastics:
EC.W
Esses sistemas monitoram o grau de desgaste das esteiras porta cabos por meio de um chip sensor integrado, indicando o tempo de vida útil do produto durante a operação e sinalizam o operador quando é necessário a substituição, aumentando a confiabilidade do equipamento, evitando o desgaste prematuro da máquina e possibilitando a manutenção preventiva, evitando o desligamento ou parada total da máquina.
Por exemplo, uma esteira que atua por diversos anos em uma máquina aonde a abrasão for tão extrema que pode danificar a esteira, o chip irá emitir um alarme e aí o reparo pode ser planejado antecipadamente de acordo com a vida útil restante do componente. Assim o tempo de inatividade é eliminado ou minimizado.
CF.Q
Esse sistema mede vários parâmetros e compara continuamente com os dados de teste das milhares medições elétricas realizadas nos últimos 25 anos no laboratório de testes da empresa. Se determinados valores de medição forem excedidos, o cabo "informa" o operador, que então planeja a substituição.
Vias de medições adicionais são usadas para verificar continuamente se uma falha no cabo é iminente. Se a condutividade cair abaixo de um limite definido, um sinal será enviado diretamente o cabo poderá ser substituído. Parâmetros de instalação como deslocamento, raios de curvatura, velocidades e, é claro, as características do respectivo tipo de chainflex® tornam-se parte da "inteligência" do cabo.
Para saber mais sobre plásticos inteligentes e sensores em esteiras porta cabos, cabos chainflex® e buchas para monitoramento de condição e manutenção preditiva, visite nosso site aqui