Quando o assunto é PARADA de MANUTENÇÃO é inevitável sentir aquele friozinho na barriga, que nos leva a pensar imediatamente em qual estratégia e tática utilizar para garantir a eficácia administrativa, financeira e técnica dela através da gestão de ativos, recursos, serviços e processos, o que é comum, porém exige sangue frio, pelo menos o suficiente para ouvir o mecânico ou o eletricista dizer na véspera que está ansioso para jogar no chão (desmontar completamente), aquele ativo crítico que sustenta todos os processos da empresa e prosseguir confiando na capacidade técnica da equipe de profissionais contratados ou alocados para tocar a gestão, o planejamento, a programação e a execução da parada.
A dinâmica de uma parada de manutenção pode assustar, principalmente se houver na equipe algum aprendiz de feiticeiro, contudo é possível através da literatura existente somada a metodologias, experiência e ao empirismo de chão de fábrica, desmistificar a gestão de pequenas, médias e grandes paradas, que apesar de complexas, tornam-se administráveis e previsíveis, quando há autonomia e os recursos necessários, tendo em vista que ferramentas de gestão, planejamento e controle como:
- Escopo,
- Dimensionamento de equipe,
- Matriz de versatilidade,
- Matriz de prioridade,
- Matriz de criticidade,
- Nivelamento de recursos,
- Cronogramas,
- Diagramas,
- Determinação do tempo de resposta/reação,
- Análise e prevenção de riscos,
- Desenvolvimento e seleção de fornecedores,
- Plano de contingência,
ajudam a medir e controlar em tempo real o andamento das atividades, além de previnir e corrigir eventuais desvios que possam surgir, portanto meu/minha preclaro(a), sinto-me no dever de recomendar três livros sobre PARADAS de MANUTENÇÃO que todo profissional da área deve ler antes de ousar "jogar no chão" um ativo, seja ele uma máquina de costura, uma caldeira, um reator, um centro de usinagem ou uma injetora, afinal a literatura é a muleta de todo profissional com perfil técnico.
1 - Gerenciamento de PARADAS de MANUTENÇÃO - John Moschin
Esta obra tornou-se realidade devido à determinação do autor na busca incansável de melhoria contínua dos processos de planejamento de uma grande parada de manutenção de uma unidade industrial. Conhecimento técnico, habilidade na gestão de pessoas, experiência, percepção dos comportamentos humanos e muita determinação, interligados e interagindo entre si e complementando-se, resultaram em uma abordagem nova e diferente no planejamento, na execução e no controle de uma parada. “A leitura deste livro nos permite perceber a conjunção entre o conhecimento teórico de John Moschin, fortemente embasado em conceitos do PMI, IPA e Solomon, com sua vivência prática na gestão de paradas de manutenção. Leitura fácil e agradável, com excelente conteúdo, além de extremamente bem atualizado.” Eng. Rodolfo Stonner, PMP, RMP, CRE, Gerente de Construção e Montagem da Petrobras. “O equilíbrio entre o detalhamento consistente do planejamento, baseado no estudo das incertezas dos prazos estimados, e a disciplina apropriada na gestão do conhecimento/aprendizado durante a condução do projeto abordados neste livro constituem mecanismos essenciais para assegurar o atendimento dos requisitos da série de normas ABNT NBR ISO 55000:2014 – Sistema de Gestão de Ativos.” Eng. Daniel Lyra Rodrigues, Gerente Pragma Academy.
2 - S. Exa. O Prazo. Um case de sucesso em uma PARADA para MANUTENÇÃO - John Moschin
Propondo uma mudança na cultura, John Moschin, com uma abordagem inserida na atual economia globalizada e competitiva, no livro, S. Exa., O Prazo, publicado pela Qualitymark Editora, torna acessível um conteúdo de alto nível, que trata o tema Planejamento de Paradas de Manutenção - um dos mais importantes agentes na busca de confiabilidade e de produtividade. Este é um processo importante e que deve ser minuciosamente organizado e implementado. Dessa forma as empresas caminham na direção da excelência na gestão de processos, evitando a perda de lucratividade, logo, garantido a sua sobrevivência. A obra tem seu trabalho alicerçado nos fundamentos da excelência, como pensamentos sistêmicos, aprendizado organizacional, cultura da inovação, liderança, entre outros. Sendo uma aplicação prática de enorme sucesso, onde apresenta um modo diferente de trabalhar com prazos, riscos e incertezas.
3 - Sucesso em PARADAS de MANUTENÇÃO - Luiz Alberto Verri
Quando pensamos que atingimos o nosso máximo, verificamos que é sempre possível melhorar. Assim acontece com os resultados de paradas em manutenção, muitos deles realizados com sucesso por empresas como Petrobras, Votorantim, Samarco Mineração e VALEFERTIL.