Com saúde e segurança não se brinca e, diante da disseminação do novo coronavírus, uma coisa é certa: os cuidados com a ergonomia e higienização devem ser ainda mais intensos. A mudança de hábitos deve ser adotada imediatamente, para que o contágio seja cada vez menor e a saúde do colaborador não seja afetada. Diante dessa situação, todo cuidado é pouco!
Devido à quarentena que os governos estaduais decretaram e à postura de várias empresas para conter a disseminação do coronavírus, o home office foi adotado em diversos segmentos para que os funcionários continuassem exercendo suas funções sem ter o contato com outras pessoas.
Mas você sabe quais cuidados devemos adotar para que o trabalho remoto seja exercido da maneira correta, sem atrapalhar a saúde? A saúde ocupacional do colaborador pode ser afetada de algumas recomendações não forem seguidas. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da sua saúde e bem-estar.
Cuidados com a ergonomia
Trabalhar em casa pode parecer fácil, mas requer cuidados com a ergonomia, com as condições do ambiente e com os equipamentos de trabalho. Começando pelo espaço, deve-se escolher um ambiente tranquilo, para que a concentração não seja afetada e não haja interrupções, seja por outras pessoas ou ruídos. Se possível, escolha um local perto de uma janela, para que a luz natural entre e o ar circule.
Nada de trabalhar do sofá ou da cama. Isso pode afetar a sua coluna e causar muitas dores. Se possível, use uma cadeira confortável, com a lombar encostada e os pés apoiados no chão ou em um apoio. Além disso, a mesa de apoio também deve acomodar o computador numa altura boa para trabalhar, ou seja, que não force a nuca e o pescoço.
Lembre-se de fazer alongamentos e andar pela casa sempre que achar necessário, pois ficar muito tempo sentado pode ser prejudicial. E, claro, não esqueça de beber água. Manter-se hidratado ajuda na concentração, melhora a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e diminui o inchaço, além de ajudar em outros fatores.
Outra dica importante é: saiba separar o horário de trabalho do horário de descanso. Como o ambiente é o mesmo, pode ser que seja difícil fazer essa divisão. Mas ao criar uma rotina de horários, essa recomendação se torna mais fácil.
Cuidados com o uso de EPIs
Outro cuidado que devemos ter é com o uso e higienização dos EPIs. Os equipamentos de proteção individual, que já são muito utilizados dentro da indústria e de diversos outros setores, agora são materiais indispensáveis para sair de casa. Mas você sabe até que ponto eles são seguros?
A utilização e limpeza adequada desses equipamentos ajudam a evitar o contágio do coronavírus mas, por outro lado, se não higienizados corretamente, tornam-se sem utilidade. Por isso, a esterilização deve ser feita após cada uso.
Os materiais como capacete, óculos, luvas, mangotes, perneiras, protetores auditivos e calçados devem ser lavados com água e sabão e secar em local ventilado e sem exposição ao Sol. Mesmo que os uniformes não sejam EPIs, eles também devem ser higienizados corretamente. Por isso, lave-os após o uso e sempre separados das outras roupas.
Veja também todas as recomendações do Ministério da Saúde para se prevenir da COVID-19:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar esses pontos, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
*Informações oficiais do Ministério da Saúde.
Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho e acompanhe as novidades! Confira também o que mudou nas NRs!