A Multinacional Bunge Alimentos se prepara para iniciar o projeto de expandir a planta produtora de farelo de soja, no Paraná.
A empresa recebeu, agora em setembro, a licença prévia para a ampliação, válida até setembro do ano que vem, o que permite à companhia começar o projeto.
A primeira atividade do projeto prevê a implantação de um novo processo de separação de casca a frio conhecido como “Dehulling”. Para acomodar o novo processo e abrigar os novos equipamentos industriais, serão necessários ajustes na estrutura predial da fábrica.
A empresa construirá também um novo armazém para lidar com os resíduos da operação de descasque.
A Bunge é uma empresa que vem investindo em automação industrial e tem conseguido ganhos excepcionais ao aplicar os sistemas de monitoramento da Tractian para inspecionar em tempo real a saúde de seus ativos industriais.
Isso tem ajudado a empresa a potencializar a disponibilidade de seus equipamentos, além de facilitar a manutenção da companhia em um sistema ágil e capaz de orientar as equipes no tratamento de problemas quando eles ainda são pequenos. Assim, as atividades de correção de rumo são simplificadas e incorrem em custos menores.
A planta de soja da Bunge em Ponta Grossa ainda passará por outra alteração na sua estrutura predial. A empresa irá construir um novo prédio para abrigar um novo processo de peletização que também será implantado.
No processo de peletização, a ração em forma de farelos é transformada em grânulos através de um processo onde a massa (ainda na forma de farelos) é submetida durante um tempo à pressão e temperaturas controladas. A massa é comprimida até que fique com a aparência de pastilhas ou os chamados pellets.
Por fim, o projeto também prevê a construção de uma subestação de alta tensão que deverá atender não só a planta de soja, mas também a planta de trigo e toda a estrutura de interligação entre ambas.
A Bunge é uma empresa global presente há mais de cem anos no Brasil e muito conhecida pelo grande público pela produção de óleos e farinhas, com as marcas Soya, Suprema e Predileta.
Créditos às fontes:
https://dcmais.com.br/ponta-grossa/bunge-obtem-licenca-previa-para-ampliacao-em-pg/
https://arede.info/ponta-grossa/592333/bunge-vai-ampliar-fabrica-de-ponta-grossa-veja-projetos