A Irani, uma das principais indústrias de papel para embalagens do Brasil, irá realizar em novembro, entre os dias 16 e 27 a parada programada da sua unidade industrial voltada a produção de papel na cidade de Vargem Bonita, no estado de Santa Catarina.
Entre os principais trabalhos que serão realizados na planta de Campina da Alegria está a revisão programada de segurança, da Caldeira de Recuperação, de acordo com os requisitos da norma NR-13.
A atividade faz parte da continuidade do projeto Gaia XI, que objetiva atualizar a planta com a modernização de seus sistemas de automação, incluindo 34 novos cilindros secadores e a adição de elementos para ajustar a segurança industrial da rebobinadeira da planta.
A empresa realizará ainda uma segunda parada programada no início do ano que vem. Ela deverá ser mais longa e está com data prevista de início para o dia 19 de janeiro, com prazo de finalização apenas para o dia 25 de fevereiro.
Durante a parada, será reformada a Máquina de Papel 05, identificada pela companhia pela sigla (MP#5). O equipamento é considerado chave e essencial dentro do projeto. Também serão realizadas atividades na caldeira de força e em outra máquina de papel do parque industrial, a (MP#1).
Uma alternativa que tem auxiliado equipes de manutenção do setor de papel e embalagens é a aplicação de sistemas de supervisão e coleta de dados fornecidos pela Tractian.
A empresa acaba de inaugurar um novo centro em SP, com um investimento de R$ 60 milhões. O novo espaço nasce para se tornar um pólo de referência no setor de manutenção industrial ao permitir o teste prévio de soluções e possibilitar à companhia expandir as suas soluções em território nacional, além de dar espaço para um investimento ainda maior em Inteligência Artificial.
O projeto Gaia XI da Irani é um projeto iniciado no ano passado e o investimento supera R$ 89 milhões.
Conforme o cronograma da companhia, ele deverá ser concluído até o final do ano que vem. Além do incremento de segurança que agregará a planta, a iniciativa também deve proporcionar um aumento da produtividade do papel para embalagens de papelão ondulado, calculado para ficar em 7%.
Quando o Gaia XI chegar ao fim, a Irani terá concluído a plataforma Gaia — que se trata de um conjunto de projetos programados para ocorrer em dois ciclos, que estão sendo realizados desde 2020.
A plataforma visa a expansão da companhia atuando em atividades que prezam pelo desenvolvimento da companhia nas áreas econômica, social e ambiental.
Créditos às fontes:
https://irani.com.br/gaia/segundo-ciclo/gaia-xi/