A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira (27) que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) permaneceu estável em fevereiro, marcando uma pausa após quatro meses consecutivos de crescimento. Segundo o relatório, o Índice de Situação Atual (ISA) registrou um leve aumento de 0,2 ponto, alcançando 98,0 pontos, o maior nível desde setembro de 2022 (100,3).No entanto, esse avanço foi contrabalançado pelo Índice de Expectativas (IE), que caiu 0,2 ponto, ficando em 96,8 pontos.
Para Stéfano Pacini, economista da FGV Ibre, essa estabilidade reflete um momento de ajuste após um período de recuperação da demanda e normalização dos estoques. Ele observa uma perspectiva mais favorável para contratações nos próximos meses, embora haja cautela em relação à produção e ao ambiente de negócios futuros.
Pacini também destaca que o setor parece aguardar os desdobramentos da nova política industrial anunciada pelo governo em janeiro, que prevê diversos instrumentos para impulsionar a indústria, incluindo linhas de crédito e subsídios.
O plano faz parte dos esforços do governo para impulsionar o crescimento em meio a sinais de desaceleração econômica.
(Por Luana Maria Benedito)