Implementação do SAP PM
Implementação do SAP PM

Implementação do SAP PM: uma visão detalhada

O SAP ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial desenvolvido pela empresa alemã SAP SE. Ele é utilizado por organizações de diferentes setores para integrar e gerenciar diversos processos de negócios, como finanças, contabilidade, compras, vendas, estoque, produção, recursos humanos, entre outros.

O sistema é composto por vários módulos que podem ser adquiridos e customizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Por meio da plataforma, é possível ter uma visão integrada e em tempo real das operações da empresa, além de permitir a automação de tarefas e a padronização de processos. Isso ajuda a aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões estratégicas.

Aprenda a tomar decisão baseada em dados

Módulos do ERP SAP

SAP PM (Plant Maintenance) 

É o módulo para a gestão da manutenção que engloba todas as tarefas essenciais, como: inspeções, avisos, manutenção preventiva e corretiva, reparos, e outras ações para preservar o bom funcionamento de sistemas técnicos.

Além de ter a capacidade de trabalhar em três setores: reparo, inspeção e prevenção, com o objetivo de tornar a manutenção industrial mais eficaz, é importante ter um planejamento de 52 semanas. 

ERP Tradicional e CMMS na manutenção: gestão direcionada a dados

Assim, seus principais comandos na manutenção incluem: criação de Ordens de Manutenção, gerenciamento de planos de manutenção, gerenciamento de ativos, notificações de manutenção, além da integração com outros Módulos, como: SAP ERP,  SAP MM (Material Management) e o SAP PP (Production Planning). 

SAP PM

Como ele funciona? 

O SAP PM abrange diversas áreas críticas que tem o objetivo de garantir a disponibilidade do sistema e prolongar a vida útil dos componentes, equipamentos e recursos da empresa. Isso inclui atividades como inspeção, manutenção, reparo e aprimoramento desses sistemas. Cada uma dessas etapas é fundamental para manter as operações da fábrica em pleno funcionamento e sem intercorrências.

No planejamento de manutenção, é possível a criação de planos de manutenção para equipamentos e instalações com base em critérios como tempo, uso ou condição. Os planos de manutenção contêm atividades de manutenção preventiva que devem ser executadas em intervalos regulares, o que ajuda a evitar falhas e a prolongar a vida útil dos equipamentos.

No SAP PM é possível programar as atividades de manutenção, executar ordens de serviço, registrar o uso de materiais e outras. 

O módulo SAP PM é personalizável e pode ser integrado a outros módulos do sistema SAP ERP, como o módulo SAP MM (Materials Management) e o módulo SAP FI (Finance), para gerenciar todo o processo de manutenção, desde a compra de materiais até a contabilização de custos de manutenção. 

A importância do setor de manutenção para eficiência do processo de compras 

A utilização desta ferramenta pela equipe de manutenção permite à empresa ter uma visão completa do histórico das atividades realizadas pela equipe de manutenção, assim como dos gastos em cada tarefa. Em outras palavras, esta ferramenta é fundamental para o gerenciamento das ações de manutenção. 

Confira a lista com os principais códigos do SAP PM:

IP11 - Exibir lista de tarefas em lista

IP12 - Modificar lista de tarefas para local de instalação

IP13 - Exibir lista de tarefas para local de instalação

IP14 - Lista de utilização da Estratégia

IA01 - Criar lista de tarefas para equipamento

IA02 - Modificar lista de tarefas para equipamento

IA03 - Exibir lista de tarefas para equipamento

IA05- Criar lista de tarefa geral

IA06 - Modificar lista de tarefa geral

IA07- Exibir lista de Tarefa geral

IA11 - Criar estratégias de manutenção

IA41 - Criar planos de manutenção de ciclo individual

IA42 - Criar plano de manutenção ciclo estratégico

IL01 - CRIAR LOCAL DE TRABALHO DE INSTALAÇÃO

IL03 - Exibir local de instalação

IE01 -Criar Equipamento

IE03 - Exibir Equipamento

IW21 - Criar nota de manutenção

IW22-  Modificar nota de manutenção

IW23-  Exibir nota de manutenção

IW28 - Modificar nota de manutenção em lista

IW29 - Exibir nota de manutenção em lista

IW31 - Criar ordem de serviço

IW32 - Modificar Ordem de serviço

IW33 - Exibir ordem de serviço

IW34 - Criar ordem de serviço para nota de manutenção

IW36 - Criar Ordem de serviço secundária

IW37 - Modificar operações da ordem em lista

IW38 - Modificar ordens de serviço em lista

IW39 - Exibir ordens de serviço em lista

IW40 - Exibição de ordens em vários níveis, análise de ordens por status, data, HH, custos

XK03 -  Exibir fornecedor

MKVZ - Lista de fornecedores

MM03 - Exibir material

ME51N - Criar requisição de compras

ME52N - Modificar requisição de compra

ME53N - Exibir requisição de compra

MMBE - Exibir saldo de estoque

ME21N - Criar pedido de compra 

MIGO - Movimentação de mercadorias

MMBE - Exibir saldo de estoque

SAP aliado a Software de gestão da manutenção

O módulo SAP PM pode ser combinado a um software de gestão da manutenção (CMMS - Computerized Maintenance Management System) para fornecer uma solução mais completa e eficiente para a gestão de manutenção em uma indústria. 

O software de gestão da manutenção  tem o intuito de gerenciar todas as atividades de manutenção, incluindo a gestão de ativos, planejamento de manutenção, gestão de estoque, programação de manutenção, execução de manutenção, monitoramento e análise de dados.

CMMS: futuro planejado da manutenção

Ou seja, ambas as plataformas são complementares, sem a necessidade de abandono de uma pela outra. 

Essa integração entre oferece maior transparência nos dados para intervenções mais assertivas, reduzindo o número de falhas e correções emergenciais. E claro, deixa sua equipe ganhar mais mobilidade na manutenção e operação.

Como ter Mobilidade na Manutenção usando SAP

No gerenciamento de ativos, o software pode ser usado para rastrear todos os ativos da empresa e gerenciar informações detalhadas sobre cada um deles, como: localização, histórico de manutenção, histórico de falhas e outras informações relevantes. 

Para o planejamento de manutenção, é possível criar uma automação para planos de manutenção preventiva para cada ativo, com base em critérios como tempo, uso ou condição. 

Em execução de manutenção, pode ser usado para registrar as atividades realizadas durante a manutenção, incluindo o tempo de trabalho, uso de materiais e equipamentos utilizados. Essas informações podem ser integradas com o sistema SAP PM, permitindo que as equipes de manutenção atualizem automaticamente o status de uma ordem de manutenção e gerenciam os custos de manutenção.

Como exemplo, as requisições de manutenção criadas pela operação se tornam uma ordem de manutenção IW21 sem precisar acessar o SAP, e depois de aprovadas, tornam-se uma ordem de manutenção IW31. Ou seja, tudo o que é feito no software é refletido automaticamente e em tempo real no SAP e vice-versa.

Tela de ordens de servico TRACOS

Referências Bibliográficas

PINTO, Alan K., XAVIER, Júlio A. N. Manutenção Função Estratégica, Rio de Janeiro, Qualitymarck Ed., 2001. SAP. Porque usar a SAP para setores. 2015. 

CARVALHO, Samuel. O Mercado de ERP no Brasil. 

DE MUNNO, GLEVERTON. Transformação Organizacional via "SAP R/3"- Por que algumas implementações fracassam?. 1999. 102p. Dissertação (mestrado) – Curso de Mestrado Executivo da EAESP/FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO , SÃO PAULO, SÃO PAULO, 1999. 

RABELO, Guilherme. A história da SAP. 

 

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading Implementação do SAP PM: uma visão detalhada  - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir