O SAP ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial desenvolvido pela empresa alemã SAP SE. Ele é utilizado por organizações de diferentes setores para integrar e gerenciar diversos processos de negócios, como finanças, contabilidade, compras, vendas, estoque, produção, recursos humanos, entre outros.
O sistema é composto por vários módulos que podem ser adquiridos e customizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Por meio da plataforma, é possível ter uma visão integrada e em tempo real das operações da empresa, além de permitir a automação de tarefas e a padronização de processos. Isso ajuda a aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões estratégicas.
Aprenda a tomar decisão baseada em dados
SAP PM (Plant Maintenance)
É o módulo para a gestão da manutenção que engloba todas as tarefas essenciais, como: inspeções, avisos, manutenção preventiva e corretiva, reparos, e outras ações para preservar o bom funcionamento de sistemas técnicos.
Além de ter a capacidade de trabalhar em três setores: reparo, inspeção e prevenção, com o objetivo de tornar a manutenção industrial mais eficaz, é importante ter um planejamento de 52 semanas.
ERP Tradicional e CMMS na manutenção: gestão direcionada a dados
Assim, seus principais comandos na manutenção incluem: criação de Ordens de Manutenção, gerenciamento de planos de manutenção, gerenciamento de ativos, notificações de manutenção, além da integração com outros Módulos, como: SAP ERP, SAP MM (Material Management) e o SAP PP (Production Planning).
Como ele funciona?
O SAP PM abrange diversas áreas críticas que tem o objetivo de garantir a disponibilidade do sistema e prolongar a vida útil dos componentes, equipamentos e recursos da empresa. Isso inclui atividades como inspeção, manutenção, reparo e aprimoramento desses sistemas. Cada uma dessas etapas é fundamental para manter as operações da fábrica em pleno funcionamento e sem intercorrências.
No planejamento de manutenção, é possível a criação de planos de manutenção para equipamentos e instalações com base em critérios como tempo, uso ou condição. Os planos de manutenção contêm atividades de manutenção preventiva que devem ser executadas em intervalos regulares, o que ajuda a evitar falhas e a prolongar a vida útil dos equipamentos.
No SAP PM é possível programar as atividades de manutenção, executar ordens de serviço, registrar o uso de materiais e outras.
O módulo SAP PM é personalizável e pode ser integrado a outros módulos do sistema SAP ERP, como o módulo SAP MM (Materials Management) e o módulo SAP FI (Finance), para gerenciar todo o processo de manutenção, desde a compra de materiais até a contabilização de custos de manutenção.
A importância do setor de manutenção para eficiência do processo de compras
A utilização desta ferramenta pela equipe de manutenção permite à empresa ter uma visão completa do histórico das atividades realizadas pela equipe de manutenção, assim como dos gastos em cada tarefa. Em outras palavras, esta ferramenta é fundamental para o gerenciamento das ações de manutenção.
Confira a lista com os principais códigos do SAP PM:
IP11 - Exibir lista de tarefas em lista
IP12 - Modificar lista de tarefas para local de instalação
IP13 - Exibir lista de tarefas para local de instalação
IP14 - Lista de utilização da Estratégia
IA01 - Criar lista de tarefas para equipamento
IA02 - Modificar lista de tarefas para equipamento
IA03 - Exibir lista de tarefas para equipamento
IA05- Criar lista de tarefa geral
IA06 - Modificar lista de tarefa geral
IA07- Exibir lista de Tarefa geral
IA11 - Criar estratégias de manutenção
IA41 - Criar planos de manutenção de ciclo individual
IA42 - Criar plano de manutenção ciclo estratégico
IL01 - CRIAR LOCAL DE TRABALHO DE INSTALAÇÃO
IL03 - Exibir local de instalação
IE01 -Criar Equipamento
IE03 - Exibir Equipamento
IW21 - Criar nota de manutenção
IW22- Modificar nota de manutenção
IW23- Exibir nota de manutenção
IW28 - Modificar nota de manutenção em lista
IW29 - Exibir nota de manutenção em lista
IW31 - Criar ordem de serviço
IW32 - Modificar Ordem de serviço
IW33 - Exibir ordem de serviço
IW34 - Criar ordem de serviço para nota de manutenção
IW36 - Criar Ordem de serviço secundária
IW37 - Modificar operações da ordem em lista
IW38 - Modificar ordens de serviço em lista
IW39 - Exibir ordens de serviço em lista
IW40 - Exibição de ordens em vários níveis, análise de ordens por status, data, HH, custos
XK03 - Exibir fornecedor
MKVZ - Lista de fornecedores
MM03 - Exibir material
ME51N - Criar requisição de compras
ME52N - Modificar requisição de compra
ME53N - Exibir requisição de compra
MMBE - Exibir saldo de estoque
ME21N - Criar pedido de compra
MIGO - Movimentação de mercadorias
MMBE - Exibir saldo de estoque
SAP aliado a Software de gestão da manutenção
O módulo SAP PM pode ser combinado a um software de gestão da manutenção (CMMS - Computerized Maintenance Management System) para fornecer uma solução mais completa e eficiente para a gestão de manutenção em uma indústria.
O software de gestão da manutenção tem o intuito de gerenciar todas as atividades de manutenção, incluindo a gestão de ativos, planejamento de manutenção, gestão de estoque, programação de manutenção, execução de manutenção, monitoramento e análise de dados.
CMMS: futuro planejado da manutenção
Ou seja, ambas as plataformas são complementares, sem a necessidade de abandono de uma pela outra.
Essa integração entre oferece maior transparência nos dados para intervenções mais assertivas, reduzindo o número de falhas e correções emergenciais. E claro, deixa sua equipe ganhar mais mobilidade na manutenção e operação.
Como ter Mobilidade na Manutenção usando SAP
No gerenciamento de ativos, o software pode ser usado para rastrear todos os ativos da empresa e gerenciar informações detalhadas sobre cada um deles, como: localização, histórico de manutenção, histórico de falhas e outras informações relevantes.
Para o planejamento de manutenção, é possível criar uma automação para planos de manutenção preventiva para cada ativo, com base em critérios como tempo, uso ou condição.
Em execução de manutenção, pode ser usado para registrar as atividades realizadas durante a manutenção, incluindo o tempo de trabalho, uso de materiais e equipamentos utilizados. Essas informações podem ser integradas com o sistema SAP PM, permitindo que as equipes de manutenção atualizem automaticamente o status de uma ordem de manutenção e gerenciam os custos de manutenção.
Como exemplo, as requisições de manutenção criadas pela operação se tornam uma ordem de manutenção IW21 sem precisar acessar o SAP, e depois de aprovadas, tornam-se uma ordem de manutenção IW31. Ou seja, tudo o que é feito no software é refletido automaticamente e em tempo real no SAP e vice-versa.
Referências Bibliográficas
PINTO, Alan K., XAVIER, Júlio A. N. Manutenção Função Estratégica, Rio de Janeiro, Qualitymarck Ed., 2001. SAP. Porque usar a SAP para setores. 2015.
CARVALHO, Samuel. O Mercado de ERP no Brasil.
DE MUNNO, GLEVERTON. Transformação Organizacional via "SAP R/3"- Por que algumas implementações fracassam?. 1999. 102p. Dissertação (mestrado) – Curso de Mestrado Executivo da EAESP/FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO , SÃO PAULO, SÃO PAULO, 1999.
RABELO, Guilherme. A história da SAP.