Bloqueio e etiquetagem na Engenharia de Projetos e Manutenção
Lockout tagout: bloqueio e etiquetagem na engenharia de projetos e manutenção
O Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), é um programa dinâmico que deve ser sempre aplicado para garantir a praticidade e segurança dos bloqueios das fontes de energia das máquinas.
Sabemos que para executar atividades nas zonas de riscos das máquinas precisamos controlar as fontes de energias, ou seja: isolar e bloquear através de válvulas, disjuntores, chaves seccionadoras e outros que são chamados de Dispositivos de Isolamento de Energia (DIE).
Os DIE devem ser de acesso simples e facilmente bloqueáveis para a aplicação correta e segura de um sistema de bloqueio. Isso significa que é preciso criar sistemáticas para mantê-los em bom estado e garantir que as novas aquisições também sejam feitas seguindo o princípio de um bloqueio fácil e seguro.
Sendo assim, no check-list do plano de manutenção periódica deve contemplar a verificação e testes dos DIE para garantir que estejam sempre preparados para possibilitar ovia TAGOUT.
Diretor Executivo da TAGOUT
Redes sociais:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
APRESENTAÇÃO:
João Marcio Tosmann é engenheiro eletricista e diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem. É autor de diversos artigos sobre segurança do trabalho, com objetivo de promover a discussão de temas relacionados a saúde e ao bem-estar dos profissionais no local de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, com sede em Vinhedo (SP), indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem voltados para o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.