Itaipu assume vanguarda mundial no processo de transição energética, foi o que afirmou Enio Verri, que é diretor-geral de Itaipu, em entrevista coletiva durante a abertura das reuniões ministeriais do G20, realizada hoje (30/09) em Foz do Iguaçu, no centro executivo da empresa Binacional.
Ele ainda complementou ao afirmar que o Brasil protagoniza papel importante no cenário global ao estimular e difundir, sob gestão do governo Lula, pesquisa, desenvolvimento (P&D) e a utilização de matrizes energéticas limpas, como biomassa, hidrogênio verde e petróleo sintético (SAF).
Investimentos que vão além da própria Itaipu, ao reunir esforços acadêmicos de universidades como UNILA, UNIOESTE, UEM, e de diversas Startups, que se somam na busca por inovações e tecnologias que contribuam significativamente para acelerar o processo de transição energética.
As reuniões ministeriais do G20, reúnem de 01 a 04/10, representantes das vinte (20) maiores economias do mundo, e ocorrem durante a presidência Brasileira do bloco, e a estimativa é de que o evento movimente R$ 7,5 milhões na economia de Foz do Iguaçu.
Além de assumir a vanguarda no processo de transição energética, Itaipu também assume a responsabilidade socioambiental, determinada pela governança global, no sentido de se comprometer com iniciativas que beneficiam as comunidades ribeirinhas e a sociedade, com o objetivo de estimular através do exemplo, a compensação de danos.
Enfim, também será debatido durante os dias de evento, a presença e a importância das mulheres no processo de transição energética, com a presença da primeira-dama, Janja Silva, que também debaterá o assunto: cozinhas solidárias sustentáveis.