Novo Nordisk, empresa farmacêutica de origem dinamarquesa, anuncia um investimento expressivo na expansão de sua unidade em Montes Claros, considerada a maior fábrica de insulina da América Latina. O grupo, com planos de investir R$ 1 bilhão até 2026, receberá incentivos fiscais do município, incluindo isenção de tributos.
A divulgação do projeto de expansão foi feita pela prefeitura de Montes Claros, que destacou a aprovação dos termos solicitados pela Novo Nordisk durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Município. A empresa está em fase de estudos internos, sem definição de ações concretas, mas reitera seu compromisso em divulgar detalhes do projeto em caso de aprovações internas.
O presidente do Conselho e secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Edilson Torquato, enfatizou a importância da Novo Nordisk para o município, ressaltando o papel da empresa no desenvolvimento de Montes Claros e do norte de Minas.
A prefeitura informou que foram aprovados incentivos fiscais, incluindo isenção de IPTU, ITBI e taxas municipais, além da isenção de ISSQN sobre serviços prestados e serviços tomados pelo período de 10 anos. A proposta agora segue para o processo de aprovação na câmara municipal.
Ao longo dos últimos cinco anos, a Novo Nordisk já investiu cerca de R$ 150 milhões em melhorias e inovações na fábrica de Montes Claros. A unidade mineira se destaca como a segunda maior fábrica da multinacional fora da Dinamarca e é a principal produtora de insulina na América Latina.
A empresa, que celebra seu centenário neste ano, possui fábricas em nove países e é responsável por 50% da produção mundial de insulina. A unidade em Montes Claros contribui significativamente, produzindo 12% da insulina consumida globalmente e exportando para 70 países.