Exportação de produtos industrializados em Mato Grosso do Sul atinge novo pico em janeiro, totalizando US$ 461,4 milhões em receita, de acordo com dados do Radar Industrial da Fiems. Esse montante reflete um aumento de 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando as receitas alcançaram US$ 378,9 milhões. Além disso, o volume exportado registrou um crescimento de 31%.
Ezequiel Resende, economista-chefe do Sistema Fiems, destaca que este é o melhor desempenho já registrado para o mês de janeiro na história das exportações de produtos industriais sul-mato-grossenses.
A indústria representou 68% de toda a receita de exportação do estado no primeiro mês de 2024.
Os principais destinos dos produtos industriais sul-mato-grossenses, em termos de receita, foram a China, Estados Unidos, Holanda, Indonésia e Índia, que juntos responderam por 55% das receitas totais em janeiro de 2024.
Os cinco principais produtos exportados pela indústria de Mato Grosso do Sul foram pastas químicas de madeira (celulose), carnes desossadas de bovino congeladas, outros açúcares de cana, bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, e farinhas e pellets da extração do óleo de soja. Esses produtos contribuíram com 70% das receitas obtidas com exportações industriais em janeiro deste ano.
Fonte: Agora MS